Mensagens populares

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dica de Expert: Tipos de Pincéis (2)


Ooi meninas!
O Post de hoje é um guia muito COMPLETO sobre:


Variedades de Pelo Animal - qual o tipo de pelo adequado para cada aplicação?


Mais um post da série PINCÉIS (primeira parte aqui) com a nossa maquiadora do Canadá, Nara Rocha! Está tudo muito bem explicado e feito com carinho, da nossa expert para vocês, vaidosas e curiosas do mundo da moda! Aproveitem!




As variedades dos tipos de pelos animais trazem diferentes efeitos para a maquiagem, e isso raramente é discutido e explicado ao consumidor.
Existem três tipos de categorias de cerdas:
·        Pelo Natural (macio),
·        Cerdas Naturais (grosso)
·        Sintético (geralmente de nylon ou taklon).

A primeira categoria se refere aos pelos que crescem em animais e geralmente é composta por pelo de esquilo, ponei e cabra, que podem ser misturados entre si ou nao. Por que preferir um pincel com pelos naturais? O pelo do animal contem uma estrutura "porosa" que permite "segurar" o produto e garantir uma boa aplicação. Porém, a qualidade e eficácia dessa aplicação varia de acordo com o tipo do pelo animal, tipo do corte e métodos de fabricação (se o pelo é virgem, primeiro corte, segundo corte ou corte brusco).

A respeito do tipo de corte do pelo, o primeiro corte é o melhor deles (e o mais caro). Significa que é a primeira vez que o pelo esta sendo cortado, ou seja, a ponta é mais fina e intacta, o pelo mais maleável e macio. Pense no cabelo do bebê, ele é sempre mais fino e delicado, nao é mesmo? Depois do primeiro corte, a qualidade do pelo vai caindo, e o preço do pincel diminuindo. O corte bruto, de quando o pelo já foi cortado várias vezes, contem uma ponta dura, que pode arranhar sua pele, dai porque aquele pincel de esfumar que voce comprou machuca suas pálpebras. Então quando for comprar seu pincel, observe as pontas, se tem uma aparência natural e pontuda e uma sensação macia na pele, a qualidade é melhor, mas se tem uma aparência mais grossa e pontas cortadas, mais retas, a qualidade nao é boa.
Se o pincel é fabricado manualmente, a qualidade dele sempre será melhor, já que suas pontas serão mais preservadas. Os pincéis fabricados em massa, com seu corte brusco, são utilizados na fabricação de pincéis de menor qualidade. Ou seja, como voce pode ver, o corte do pelo é tudo. Então nada de "aparar" as pontas do seu pincel!! É crucial que o pincel usado na região dos olhos seja extremamente macio e delicado.

Pincel de pelo de esquilo


Os tipos de pelo comumente encontrados em pincéis de maquiagem são:
Pelo de Boi: vem geralmente do pelo das orelhas do boi, é maleável mas não tem uma ponta fina, são geralmente espalhadas.
Esquilo: esse é o tipo de pelo mais macio que vc irá encontrar, com a ponta excepcionalmente fina. Se vc está em busca do pincel perfeito, ele teria que ser 100% pelo de esquilo, primeiro corte e feito à mão, para preservar a qualidade da ponta dos pelos.
Ponei: muito usado como preenchimento de pinceis com pelo de esquilo, é bastante macio mas não contém uma ponta fina.
Camel Hair: termo designado ao pelo barato e disponível no momento, corte ruim e mistura de qualquer um destes animais: esquilo, ponei, urso, cabra, etc. Não contem pelo de camelo, apesar do nome.
Doninha: muito macio e de boa qualidade, bem adaptável, mais maleável e fácil de se trabalhar. Perfeito para pincéis de esfumar na região dos olhos. Sua coloração geralmente é um marrom avermelhado. Os pincéis de blush e pó é uma mistura de pelo de cabra e doninha, já que o pelo da doninha absorve o produto, e o da cabra ajuda a "varrer" o excesso.
Fitch Hair: vem de um descendente da doninha que possui o pelo mais grosso. Sao pelos de menor qualidade utilizados para preencher, misturar com outros pelos em um mesmo pincel. Os pincéis mais baratos, quando não sinteticos, possuem uma porcentagem deste tipo de pelo. É importante que o consumidor esteja ciente disso, porque é muito comum ouvir do vendedor que é pelo puro de determinado animal, quando na verdade é uma mistura.
Fitch Hair Brush


Texugo: grandemente fornecido pela China, quando de boa qualidade a base do pelo do texugo é mais firme e com a ponta bem fina, e sua coloracao geralmente é clara-escura-clara. Perfeito para os pinceis tipo "fan brush" e bronzeador. Quando de baixa qualidade, o pelo do texugo aparece acizentado no pincel, nao é tao macio e tem menos mobilidade, com sua ponta mais grossa.
Cabra: Este pelo absorve bastante tinta. São otimos quando utilizados em pincéis finos para detalhar e delinear, pois oferecem firmeza. Quando de primeiro corte e fabricado a mão, o pelo da cabra é um belo substituto ao pelo do esquilo, alem de mais barato.
Porco e Javali: utilizados em cílios postiços e pincéis de rimel e sobrancelha por serem bem grossos e firmes.



O cabo do pincel é outra coisa a ser observada quando for comprar seu pincel. Ele deve ser bem colado ao metal que segura os pelos,  grampeado ao menos duas vezes, para que os pelos nao caiam durante a aplicacao da maquiagem. Ou seja, observe se o metal possui dois risquinhos ao encontrar com o cabo do pincel. Se não encontrou os risquinhos e não conhece bem os pincéis da marca, não compre, assim evitará aborrecimentos durante a aplicação.




As melhores marcas que eu indico sao Desing, Japonesque, MAC e Shu Uemura. Mas essas são marcas caras, por isso quando comprar nessas lojas tenha em mente o que voce precisa para nao gastar a toa. Da pra comprar pinceis que funcionam bem e dao um efeito bem legal a maquiagem sem gastar muito. Eu gosto muito da marca Royal & Langnickel, que tem um preco mais acessivel. Tambem adoro a Ecotools

Beijos
By Nara.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seja bem-vindo! Obrigada por deixar seu comentário/opinião/crítica construtiva! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...